Roda dos Alimentos vs Pirâmide Alimentar

           Se compararmos a nova Roda dos Alimentos com a Pirâmide Alimentar Mediterrânea podemos notar algumas diferenças, não exactamente nos alimentos representados mas, sobretudo, na frequência com que devem ser consumidos.

            As diferenças:

            • A principal é que a pirâmide se refere ao consumo de alimentos ao longo de um mês enquanto a Roda se refere à ingestão diária de alimentos (por isso tem a forma redonda, que sugere um prato de comida).
            • Na dieta mediterrânea, ovos, carnes brancas, peixe e marisco só algumas vezes por semana e carnes vermelhas 2-3 vezes por mês. Um dos grandes erros da alimentação dos portugueses reside no excesso do consumo de carne, sobretudo de carne vermelha.
            • As nozes e outros frutos secos são utilizados na dieta mediterrânea diariamente e como substitutos proteicos da carne, pescado ou ovos. Embora o mesmo fosse desejável para Portugal, por cá estes alimentos são consumidos sobretudo na época natalícia, não lhes sendo reconhecida a sua importância na alimentação diária.
            • Os doces são permitidos uma ou outra vez por semana (fim de semana?) o que não acontece na nossa Roda talvez porque esta se refere apenas ao consumo diário de alimentos.
            • A nova Roda dos Alimentos centraliza a importância da água no dia-a-dia, o que não acontece na representação gráfica da dieta mediterrânea.

             As semelhanças:

             • O consumo diário de alimentos "farináceos" como batata, arroz, leguminosas, pão e outros derivados de cereais (grão, feijão, etc.); legume, fruta e laticínios com baixo teor de gordura é consensual.
             • As gorduras como o azeite devem ser consumidas diariamente mas em pequeninas porções, uma vez que têm um valor calórico muito elevado e, em excesso, podem contribuir bastante para o aumento de peso.

www.apdietistas.pt

Pirâmide da Dieta Mediterranea



Roda dos Alimentos






2 comentários: