Experimentando ….
Hoje deu-me pra isto...
Ando com a mania das bagas de goji. É tudo com elas: cereais, iogurte, fruta, salada... O mau da coisa é que cada saco de 125 gramas custa perto de 4€. Sai-me carote o raio da mania.
Como acho que tudo o que vem com sementes pode ser semeado arrisquei-me experimentar. Assim, demolhei uma mão cheia delas, de véspera. No dia seguinte, enterrei-as todas num pequeno vaso que tinha lá por casa. Como a casa onde moro não tem qualquer varanda deixei o vaso na janela da cozinha, sempre tem mais sol e claridade. Esperemos em breve já dar para ver algum rebento. No meio de tantas sementes, mau era se nem uma só resistisse.
Goji
As bagas goji são uma das frutas mais ricas em nutrientes, e por isso consideradas superalimento. São uma fonte de proteína completa, contendo 19 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais. Contêm até 21 minerais, entre os quais zinco, ferro (mais do que a carne vermelha), cobre, cálcio, selénio e fósforo. Fornecem também vitaminas B1, B2, B6, E e uma grande concentração de vitamina C e betacaroteno (mais do que as cenouras). É um pouco calórica: uma colher de sopa tem 50 calorias.
Mito?
Conta-se que o chinês Li Qing Yuen viveu até à mítica idade de 252 anos (1678-1930). Embora não seja claro o que é facto ou ficção. A extraordinária longevidade atribui-se ao consumo diário das bagas vermelhas abundantes na região em que vivia Li Qing Yuen.
Muitas alegações têm sido feitas sobre as bagas goji e a ciência vai aos poucos esclarecendo ou comprovando o que diz a tradição. Ricas em antioxidantes, as bagas ganharam reputação mundial de alimento anti envelhecimento e afrodisíaco. Mas a lista não se fica por aqui - inclui benefícios contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Há ainda referências de que o seu consumo ajuda a melhorar os níveis de insulina e a reduzir os níveis de colesterol. O seu consumo ajuda no processo digestivo e na perda de peso. Consumidas regularmente estimulam o sistema imunitário, sendo por isso eficazes na prevenção de gripes e constipações.
Consumo
As bagas são vendidas secas e podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas a iogurtes, cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas ou de vegetais, batidos, massa de pão ou bolos, ou outro alimento, como qualquer outra fruta seca. Outra sugestão é uma infusão de bagas goji como calmante. As gojis podem ser consumidas por pessoas de todas as idades e condições físicas, incluindo grávidas. Como são muito saborosas, são facilmente apreciadas.
Apesar de se poder consumir à vontade, a dose ideal é cerca de 10 a 15 bagas, não excedendo 45 gramas por dia.
Ajuda a proteger os olhos
As bagas goji são uma fonte rica de carotenóides betacaroteno e zooxantina, que desempenham um papel fundamental em manter a retina saudável. Além disto, ao incluir carotenóides regularmente na sua dieta, pode também ajudar a diminuir o risco de degeneração macular que se desenvolve com a idade, ajudando ainda a melhorar a sua visão geral e a função ocular.
Redução dos níveis de glucose no sangue
Outra razão para incluir no seu dia-a-dia as bagas goji é porque se tem verificado que ajudam a reduzir os níveis de glucose no sangue que se verificam após uma refeição rica em hidrocarbonatos. Isto significa que não terá tantos problemas com as variações de energia ao longo do dia e pode ajudar os que sofrem de diabetes.
Ajuda do sistema imunitário
Se tem tendência para adoecer com frequência no inverno, as bagas goji podem ajudar a evita-lo, estimulando o seu sistema imunitário. Os que praticam exercício intenso também devem prestar atenção a este benefício, uma vez que o exercício intenso também pode com o tempo enfraquecer o sistema imunitário tornando-se vital que faça tudo o que puder para o fortalecer.
Diminuição dos níveis de colesterol
Outro benefício das bagas de goji é que podem ajudar a diminuir os seus níveis de colesterol quando consumidas com regularidade.
Alguns estudos nos Estados Unidos apontaram que o consumo excessivo de chás com goji tem acção inibitória da warfarina (medicação utilizada para evitar trombose). O consumo não é recomendado para quem faz uso dessa medicação. Supõe-se que alguma substância da fruta interaja com o P450 – local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. O seu consumo não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controlo glicémico e de pressão, por exemplo.
Outros benefícios
- Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
- Promove a energia e bem-estar em geral
- Protege contra doenças cardiovasculares e inflamatórias
- Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
- Alguns estudos apontam como tendo propriedades anticancerígenas
- Combate a artrite
- Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
- Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
- Fortalece os ossos e os tendões
- Mantém um sistema nervoso saudável
- Protege a pele dos danos causados pelo sol
- Aumenta a líbido e o desempenho sexual
Sem comentários:
Enviar um comentário