S. Martinho

Novembro é mês do S.Martinho, mas para o ser verdadeiramente é preciso castanhas.

            Provérbios
            No dia de S. Martinho, comem-se castanhas e bebe-se vinho. 
            No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
            Veräo de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.
            Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.
            No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho

Castanhas cruas
 
Castanhas assadas


Castanhas cozidas
            E porque o último trimestre do ano também é de colheitas aproveita-se o que a terra nos dá em abundância. As castanhas estão em destaque nesta época e é tanta a variedade para a incluir na nossa alimentação. Seja em pratos doces ou salgados fazem as delicias dos apreciadores.

            Na aldeia costumamos ir ao mato apanhar fasco (folhas dos pinheiros) para fazer o magusto a sério. Com a bela da fogueira, o dito fasco e as castanhas lá pra dentro. Um punhado de sal e era ouvi-las estalar. Este ano o tempo não ajudou e tiveram que ser assadas no forno a lenha. Não são piores, até são mais limpinhas. Cozidas também são boas. Simples. Bastam as ditas, sal, funcho e neveda. Nem todos fazemos da mesma forma, mas a receita da minha Maria é isso que inclui. E são de chorar!
            Para ser diferente e podermos usar as castanhas que foram conservadas no congelador deixo-vos uma receita de pudim de castanhas que a minha irmã estreou e foi logo aprovado.

Ingredientes:
400 gr de castanhas congeladas
75 gr açúcar
4 claras
4 dl natas frescas
1 lata de leite condensado
10 folhas de gelatina
1 colher (cha) essência de baunilha
1 pitada sal
1 pitada de hortelã
1 pitada de canela em pó

Demolhar as folhas de gelatina em agua fria durante 5 minutos. Colocar as castanhas num tacho, cobrir com água, temperar com uma pitada de sal e levar ao lume a cozer. Quando estiverem cozidas, escorrer e colocar na picadora. Juntar o leite condensado, a hortelã, a canela, a baunilha e as folhas de gelatina escorridas, triturar bem e reservar.
Bater as natas em chantilly com metade do açúcar. À parte bater as claras em castelo firme e depois envolver com o chantilly. Misturar o creme das castanhas com o creme anterior e colocar numa forma previamente untada com óleo e levar ao frio a solidificar.

Sem comentários:

Enviar um comentário