Sabia que o ovo é um alimento nutricionalmente muito interessante? Muitas pessoas em Portugal ainda limitam o consumo de ovos na sua dieta por acreditarem ter influência negativa nos valores de colesterol sanguíneo. No entanto e, segundo as pesquisas das últimas três décadas, nunca foi comprovada a relação entre o consumo de ovo e doenças cardíacas.Os estudos existentes defendem que o consumo diário de ovos não aumenta o risco de doenças do coração em pessoas saudáveis. Esta constatação levou a American Heart Association a corrigir as suas recomendações para consumo de ovos e a afirmar que “não existe atualmente uma recomendação específica da quantidade de gemas que uma pessoa deve consumir por semana”.
Os ovos possuem um alto valor nutricional, apresentando 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas, todos eles necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco. Tudo isto com um valor calórico reduzido, na ordem das 75 kcal/100g.
Os ovos são importantes tanto nas dietas de emagrecimento, como na força muscular, funcionamento do cérebro, saúde dos olhos e muito mais.
O valor nutricional e a composição do ovo inteiro são muito distintos entre os seus dois componentes, a gema e a clara. A gema possui a maioria dos nutrientes e 100 por cento da gordura do ovo. Por outro lado, as claras são praticamente constituídas por proteínas e zero gorduras.
Se pretender apenas proteína na dieta, pode consumir apenas as claras, mas a gema apresenta uma riqueza inigualável. Pode sempre combinar uma gema com 3 a 4 claras para ter uma refeição completa em proteínas, baixa em gorduras e com todos os benefícios da gema.
As proteínas de alta qualidade existentes nos ovos contribuem para a sensação de saciedade prolongada, excelente aliada na gestão e manutenção de um peso saudável. Pesquisas indicam ainda que proteínas de alta qualidade promovem a força muscular e ajudam a prevenir a perda de massa muscular em pessoas idosas.
Existem muitas outras razões para o consumo de ovos. Ajudam na reparação das membranas celulares, mantêm a pele jovem e contêm luteína (antioxidante que contribui para uma melhor saúde da visão, reduzindo o risco de degeneração macular). Para completar, o ovo é ainda rico em antioxidantes que ajudam a prevenir problemáticas como diabetes, cancros ou doenças cardiovasculares.
Para não se cingir aos mesmos alimentos, cozidos e grelhados, pode sempre acrescentar os ovos à sua dieta quotidiana.
Lilian Barros, Nutricioista
Directamente do ninho |
Sem comentários:
Enviar um comentário